Artigos
Eleições 2014 Artigos 24 de January de 2015

Como Votam os Imigrantes Brasileiros – Eleição Presidencial Brasileira de 2014

Esse artigo tem uma característica que você verá mais vezes no Digaaí. Os artigos são criados a partir de bases de dados. No final de todo artigo, forneceremos os dados brutos para quem quiser compartilhá-los ou criar seus próprios mashups e estudos. Outra característica é que a informação será apresentada em vários formatos – ppt, texto e dados brutos. Boa Leitura!

Neste ano, quase 2 milhões de brasileiros saíram às ruas para protestar. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília foram tomadas por manifestantes. No exterior, não foi diferente. Dublin, Londres, Barcelona, Lisboa, Porto, Paris, Orlando, Boston, Nova York e Berlim tiveram as ruas ocupadas por brasileiros que exigiam o fim da corrupção e urgentes e maciços investimentos em educação e saúde.

As manifestações mostram que a participação dos imigrantes brasileiros em atividades políticas e cívicas faz parte das suas práticas transnacionais. Porém, fica a pergunta: como os imigrantes atuam em outras formas mais tradicionais e estruturadas de atividade política, como a filiação partidária e as eleições presidenciais?

Segundo estudo feito pelo Digaaí, na última eleicão para presidente (2014), mais de 132 mil imigrantes participaram do primeiro turno da votação, sendo que 354 mil estavam aptos a votar.

Embora o número de eleitores aptos a votar no exterior registrou aumento expressivo comparado com o eleitorado de 2010 que somava 200.392 – um aumento de 77% – este representa somente 12,6% da população imigrante brasileira.

 

 

Além da alta taxa de abstenção nas eleições, há várias diferenças no padrão de votação dos brasileiros que estão no exterior e dos que são residentes no Brasil.

Confira no Datahub do Digaaí um mapa com os dados da votação.

Se dependesse exclusivamente dos brasileiros no exterior que votaram na última eleição presidencial, o candidato do PSDB, Aécio Neves, teria sido eleito presidente no segundo turno, com 59% dos votos, contra 40% da candidata do PT, Dilma Roussef.

Ou seja, o brasileiro no exterior tem um modo de votar diferente da população brasileira residente no Brasil. Em território brasileiro, a candidata do PT foi eleita presidente no segundo turno com 52% dos votos válidos enquato que no exterior ela obteve somente 23% dos votos válidos.Veja o Infográfico.

 

PARA DADOS SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2010 E 2018 VISITE OS LINKS:

http://www.digaai.com/como-votam-os-imigrantes-brasileiros-eleicao-2010/

https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B5dHeVu99FTlcXpZMzZiN0lkZzg

PARA INFORMAÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES NO BRASIL VISITE O LINK:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_no_Brasil_em_2014

REPOSITÓRIO DE DADOS ELEITORAIS  – TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (STF):

https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais-1/repositorio-de-dados-eleitorais

Não se esqueça de seguir a gente no Facebook, e no Twitter.