Artigos
Artigos 14 de January de 2018

II Mostra Digaai de Cinema Brasileiro

No dia 9 de janeiro aconteceu o lançamento da II Mostra Digaaí de Cinema Brasileiro, uma série de exibições de filmes que procura reunir pessoas interessadas pelo cinema brasileiro. O objetivo é exibir filmes brasileiros e promover debates sobre a cultura e a sociedade brasileira. Integrar aos debates a comunidade imigrante brasileira e convidados de outras nacionalidades e contextos culturais no sentido de gerar consciência sobre as diferentes identidades que convivem no espaço urbano de Boston.

No lançamento da II Mostra foi exibido o filme Vazante que contou com a participação da diretora Daniela Thomas. O evento foi aberto pelo Ministro Roberto Gabriel Medeiros, Vice Consul do Brasil em Boston seguido de palavras de agradecimento a todos os parceiros da mostra por Álvaro Lima fundador do Digaaí e do Espaço Digaaí. Após a exibição do filme, a diretora Daniela Thomas participou de uma conversa com a audiência mediada pela Professora do MIT, Ana Paula Hirano. 

O evento de lançamento teve lugar no Eastman Hall do MIT e contou com o apoio do MIT Global Studies and Languages, do Grupo da Mulher Brasileira (GMB) e do Consulado Geral do Brasil em Boston.

A segunda mostra, assim como a primeira, é organizada pelo Espaço Digaaí em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Boston, que disponibiliza o acervo de filmes do Ministério da Relações Exterior.

I Mostra contou com a curadoria do Professor da Universidade de Harvard Everton Vargas da Costa. A segunda contará com a curadoria da Professora Ana Paula Hirano juntamente com Heloisa Maria Galvão do Grupo da Mulher Brasileira.

Os filmes da II Mostra acontecerão na primeira sexta-feira de cada mês. As exibições serão seguidas de uma hora de conversa com a platéia, motivada pelos convidados de cada sessão. As discussões podem ser em inglês ou português e os filmes serão exibidos em português com legenda em inglês.

A série conta com uma vasta programação para o ano. Entre outros filmes a serem exibidos estão filmes lidando com temas tais como imigração, cultura popular, futebol e música brasileira entre outros.

O próximo filme da Mostra, O Palhaço, será exibido no dia 2 de fevereiro de 2018. O Palhaço (2011), é dirigido, co-escrito e estrelado por Selton Mello. É o segundo filme longa-metragem dirigido por Mello, o anterior foi Feliz Natal (2008). A história acontece ao redor de um grupo circense, que enfrenta duras crises financeiras, além dos próprios problemas pessoais. Benjamin, personagem principal do filme, é palhaço junto com seu pai e dono do circo, Valdemir. Desde o começo é possível perceber que Benjamin não está totalmente contente vivendo no circo e que sempre busca algo à mais.

Em meio aos problemas financeiros e a mudança constante de local, Benjamin começa a se questionar sobre suas escolhas pessoais e profissionais e sobre quem ele realmente é. Os companheiros de trabalho entendem sua preocupação e tentam ajudar da maneira que podem, aumentando ainda mais a proximidade entre o grupo. Um dia, em uma das apresentações, Benjamin conhece uma moça que chama sua atenção. A partir disso, Benjamin começa a procurar por respostas para seus questionamentos enquanto pensa em encontrá-la novamente. A ideia central do filme é acompanhar a infelicidade de um palhaço que ganha sua vida fazendo a felicidade de outras pessoas, o que já traz grande profundidade para a trama.

Em meio aos problemas financeiros e a mudança constante de local, Benjamin começa a se questionar sobre suas escolhas pessoais e profissionais e sobre ele quem realmente é. Os companheiros de trabalho entendem sua preocupação e tentam ajudar da maneira que podem, aumentando ainda mais a proximidade entre o grupo. Um dia, em uma das apresentações, Benjamin conhece uma moça que chama sua atenção. A partir disso, Benjamin começa a procurar por respostas para seus questionamentos enquanto pensa em encontrá-la novamente. A ideia central do filme é acompanhar a infelicidade de um palhaço que ganha sua vida fazendo a felicidade de outras pessoas, o que já traz grande profundidade para a trama.

 

A programação da II Mostra contará com os seguintes filmes:

Janeiro: dia 9 de janeiro – Vazante (2017), Daniela Thomas

Fevereiro: dia 2 de fevereiro – O Palhaço (2011), Selton Mello

Março: dia 2 de março – Epidemia de Cores (2016), Mário Saretta (documentário)

Abril: dia 6 de abril – Diário De Uma Busca (2011), Flávia Castro (documentário) 

Maio: dia 4 de maio – Domésticas (2001), Nando Olival e Fernando Meirelles

 Junho: dia 1 de junho – Heleno (2011), José Henrique Fonseca

 Julho: dia 6 de julho – 2 Perdidos numa Noite Suja (2003), José Joffily

 Agosto: dia 3 de agosto – Olga (2004), Jayme Monjardim

 Setembro: dia 7 de setembro – Dona Flor e seus dois maridos (1976), Bruno Barreto

 Outubro: dia 5 de outubro – Antônia (2006), Tatá Amaral

 Novembro: dia 2 de novembro – Meninas (2006), Sandra Werneck (documentário)

 Dezembro: dia 7 de dezembro – Todas as Mulheres do Mundo (1968), Domingos de Oliveira

 

GALERIA: