Artigos
Diaspora Brasileira Artigos 17 de November de 2015

Lançamento do livro Escritores da Diáspora Brasileira

escritores_da_diaspora_brasileira_livro-203x300Livro Escritores da Diáspora Brasileira lançado este ano (2015) em Nova York durante o III Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior e o II Seminário de Expressões Literárias da Diáspora Brasileira. Este evento foi organizado pela Professora Else R.P. Vieira e o Professor Domício Coutinho e contou com a preseça de vários escritores, todos eles documentados pela a equipe do Digaai – Conte Sua História: Yara Maura Silva; Teresa Pinto; Ines Shaw; Valdívia Beauchamp; Terezinha Fonseca; Michele Barros Viana; Liza Papi; Lígia Braz; Roseni Kuranyi; Natan Barreto; Jamile do Carmo; José Guerra; Mariana Brasil; Vilmara Bello; Jacilene Brataas; Ivany Chagas Coutinho; Eliana Machado e Beti Rozen.

O livro é o resultado do projeto “Literatura da Diáspora Brasileira: Processos de Auteridade e Constituição de um Público-leitor” que foi em sí, um desdobramento da II Etapa do Projeto Integrado Internacional “Entre-lugares da Literatura da Diáspora Brasileira,” coordenado pela professora Else R.P. Vieira, do Queen Mary University of London, na qualidade de professora e pesquisadora visitante, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob os auspicious da CAPES.

Apresentando dez escritores da diáspora brasileira, o livro aborda de forma sistemática e abrangente as questões do recente fenômeno, denominado pela professora Else Vieira como “formas pelas quais escritores brasileiros que residem e produzem no exterior, escrevem em português e publicam no Brasil.”

O primeiro passo para a institucionalização deste fenômeno foi dado em 1999, com o projeto de pesquisa “Uma Literatura Fora dos Trópicos” desenv11904681_430532647130112_8462216776773925077_nolvido pela mesma professora sob os auspícious da CAPES e do Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford, onde atuou como professora visitante.

Após constatar que mesmo com um processo crescente da migração brasileira e da sedimentação destas comunidades em vários países, não existiam informações nem arquivo da literatura produzida por estas comunidades, a pesquisadora, com o apoio da Universidade de Oxford começou em janeiro de1990 um rastreamento dos escritores brasileiros que viviam em Londres, estendendo mais tarde o levantamento ao Canadá e Estados Unidos.

As pesquisas da professora Else revelaram que essa literatura diaspórica brasileira guarda certas especificidades quanto a temática, formas e imagens privilegiadas que, segundo ela, podem ser resumidas como “a posse simbólica das cidades de chegada, por meio da palavra, o mapeamento de uma geografia interior, o esvaziamento como forma de preenchimento, os silencios dolorosos do emigrante, ou o desvanecimento da geografia do ser pela morte a distância dos entes queridos.”

Em Julho de 2012 o projeto deu mais um passo na sua consolidação quando da realização do I Encontro Regional (da Europa) dos Escritores da Diáspora Brasileira que contou com o apoio do Queen Mary University of London e da Fundação Focus Brasil da Florida.

Mas tarde, em 2013-2014, o projeto alcançou sua pretendida abrangência geográfica mundial quando da realização da realização do “Entre-lugares da Literatura da Diáspora Brasileira” que contou com a integração do departamento de portugues do Queen Mary University of London e do ProEscritoresgrama de Pos-Graduação em estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, marcando assim um momento importante na institucionalização desta literatura. Os pesquisadores do “Entre-Lugares” obtiveram inicialmente dados básicos de 63 escritores da diáspora brasileira, publicados na versão eletrônica do catálogo Pelo Mundo: Catálogo de Escritores Brasileiros no Exterior lançado no I Encontro Mundial dos Escritores Brasileiros no Exterior realizado em Londres em 2013.

Legados importantes resultaram do II Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior e do I Seminário das Expressões Literárias da Diáspora Brasileira. Este evento trouxe vários escritores de volta ao Brasil, já imbuídos de sua identidade de escritores diaspóricos.

O lançamento do livro Escritores da Diáspora Brasileira marca mais uma importante etapa na evolucão deste importante processo de reflexão e produção intelectual.