Artigos
Artigos 13 de February de 2017

Mostra de Cinema Brasileiro – Digaai Cine

O Cine Digaai é uma série de exibições de filmes que procura reunir pessoas interessadas pelo cinema brasileiro. Sem exigir nenhum pré-requisito, a proposta é que os participantes assistam filmes para, então, discuti-los, apreciando cada obra em sua plenitude, contando com mediação de algum especialista em cultura brasileira. O objetivo é exibir filmes brasileiros e promover debates sobre a cultura e sociedade do Brasil. Integrar aos debates a comunidade imigrante brasileira e convidados de outras nacionalidades e contextos culturais no sentido de gerar consciência sobre as diferentes identidades que convivem no espaço urbano de Boston. 

Com a abertura do Espaço Digaai, cria-se a possibilidade de encontros da diáspora brasileira e, assim, momentos de reflexão sobre as questões culturais do seu país de origem. Como tais espaços existem, sobretudo nas universidades, muitas vezes distantes da comunidade, o Espaço Digaai, graças a sua localização e enfoque na produção de conhecimento e cultura da diáspora brasileira, é um lócus privilegiado para gerar tal iniciativa.

Além disso, permite utilizar, com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Boston, o acervo de filmes que o Ministério da Relações Exteriores disponibiliza a seus postos no exterior, efetivando a missão de levar o patrimônio cultural do Brasil à população imigrante.

Com curadoria do Professor Everton Vargas da Costa o Espaço Diga Aí e o Consulado-Geral do Brasil inauguraram em fevereiro de 2017 a amostra de filmes brasileiros produzidos a partir do ano 2000.

Acontecendo na primeira sexta-feira de cada mês, as exibições são seguidas de uma hora de conversa com a plateia, motivada pelos convidados de cada seção. As discussões podem ser em inglês ou português e os filmes devem ser exibidos em português com legenda em inglês.

O primeiro filme da amostra foi filme brasileiro Jean Charles (2009) mostra as experiências de diversos brasileiros que arriscam viver longe de seus país, contando não apenas com seus próprios esforços, mas principalmente com alegria e criatividade, características do povo brasileiro. Baseado no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico, ao ser confundido com um terrorista. O filme acompanha a vida do eletricista mineiro e de seus primos Alex, Patrícia e Vivian em busca de um sonho de uma vida melhor.

Dirigido por Henrique Goldman, o filme conta com um elenco formado por Selton Mello, Vanessa Giácomo e Patrícia Armani, este primeiro filme teve casa lotada, com brasileiros, mexicanos, americanos e japoneses entre os atendentes.

A discussão sobre o filme foi facilitada por Heloisa Galvão, Diretora Executiva do Grupo da Mulher Brasileira (http://www.verdeamarelo.org/), conjuntamente com os jovens brasileiros Francisco Barzotto e Gabriel Montresor.

O segundo filme foi exibido no dia 3 de Março, O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, conta a história de Mauro, um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele.

Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno. Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Com legendas em português, inglês e espanhol, o filme é dirigido por Cao Hamburguer e conta com elenco fromado por Michel Joelsas, Germano Haiut e Simone Spoladore.

A série conta com uma vasta programação para o ano de 2017. Entre os outros filmes a serem exibidos estão filmes lidando com temas tais como imigração, vida urbana/rural, meio ambiente, história do Brasil, música brasileira entre outros

 

GALERIA DE FOTOS:

 Confira a Programação Completa: 

(A ordem de exibição dos filmes pode ser alterada e os convidados serão anunciados mensalmente)

 

3 de Fevereiro de 2017 | 7:00pm

Título: Jean Charles

Tema: Imigração

Ano: 2009

Convidados: Heloisa Galvão, Gabriel Montresino, Gustavo Barceloni

Legendas: Sem Legendas.

Diretor: Henrique Goldman.

Elenco: Selton Mello; Vanessa Giácomo; Patrícia Armani.

Sinopse: O filme mostra as experiências de diversos brasileiros que arriscam viver longe de seus pais, contando não apenas com seus próprios esforços, mas principalmente com alegria e criatividade, características do povo brasileiro. Baseado no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico, ao ser confundido com um terrorista. O filme acompanha a vida do eletricista mineiro e de seus primos Alex, Patrícia e Vivian em busca de um sonho de uma vida melhor.

_____________________________________________________________________________________________________________

3 de Março de 2017 | 7:00pm

Título: O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias

Tema: Ditadura

Ano: 2006

Convidados: Ana Maria Nogueira

Legenda: Português; Inglês; Espanhol.

Diretor: Cao Hamburguer.

Elenco: Michel Joelsas; Germano Haiut; Simone Spoladore.

Sinopse: 1970. Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno. Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

 

_____________________________________________________________________________________________________________

7 de Abril de 2017 | 7:00pm

Título: Capitães da Areia

Tema: Infância

Ano: 2011

Convidados: Benedict Cruz, Viviane Gontijo

Legendas: Inglês.

Diretor : Cecília Amado.

Elenco: Jean Luis Amorim; Ana Graciela Conceição; Roberio Lima; Ana Célia; Marinho Gonçalves.

Sinopse: Os “Capitães da Areia” – Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora – são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história desses personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.

 

_____________________________________________________________________________________________________________

5 de Maio de 2017 | 7:00pm

Título: Quanto Vale ou é por Quilo? 

Tema: História do Brasil

Ano: 2005

Convidados:

Legendas: Inglês

Diretor : Sergio Bianchi.

Elenco: Ana Carbatti; Myriam Pires; Herson Capri.

Sinopse: Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

______________________________________________________________________________________________________________

2 de Junho de 2017 | 7:00pm

Título: Noel – Poeta da Vila

Tema: Música Brasileira

Ano: 2006

Convidados:

Legendas: Português; Inglês; Espanhol.

Diretor : Ricardo Van Steen.

Elenco: Camila Pitanga; Rafael Raposo; Roberta Rodrigues.

Sinopse: Aos 17 anos Noel Rosa é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Noel estuda medicina e toca numa banda regional, com outros garotos do bairro. Noel gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva, compositor que o desafia a compor um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compor “Com Que Roupa?”, que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira.

 

______________________________________________________________________________________________________________

7 de Julho de 2017 | 7:00pm

Título: Tapete Vermelho

Tema: Urbano/ Rural

Ano: 2006

Convidados:

Legendas: Português; Inglês; Espanhol; Francês.

Diretor :Luiz Alberto Pereira.

Elenco: Matheus Nachtergaele; Gorete Milagres; Vinicius Miranda.

Sinopse: Quinzinho mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele decide levar seu filho Neco, de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira, Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

______________________________________________________________________________________________________________

4 de Agostode 2017 | 7:00pm

Título: Ó Paí, Ó

Tema: Vida Urbana

Ano: 2007

Convidados:

Legenda: Português; Inglês; Espanhol; Francês.

Diretor: Monique Gardenberg.

Elenco: Lázaro Ramos; Wagner Moura; Dira Paes.

Sinopse: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d’água faz com que o aspirante a cantor Roque; o motorista de táxi Reginaldo e sua esposa Maria; o travesti Yolanda, amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda; o homossexual dono de bar Neuzão e sua sensual sobrinha Rosa; Carmen, que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene, irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana, de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.

______________________________________________________________________________________________________________

1o de Setembro de 2017 | 7:00pm

Título: O Contador de Histórias

Tema: Oportunidades

Ano: 2009

Convidados:

Legenda: Português; Inglês; Espanhol; Francês e Italiano.

Diretor: Luiz Villaça.

Elenco: Maria de Medeiros; Teuda Bara; Chico Diaz.

Sinopse: O Contador de Histórias, relada a trajetória de Roberto Carlos Ramos, um menino cheio de imaginação que, nos anos 70, é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém-criada pelo governo. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como ‘irrecuperável’ nas palavras da diretora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas, que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, ela tenta se aproximar dele. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em se futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções.

______________________________________________________________________________________________________________

6 de Outubro de 2017 | 7:00pm

Título: Saneamento Básico – O Filme

Tema: Meio Ambiente

Ano: 2007

Convidados:

Legenda: Português; Inglês; Espanhol.

Diretor: Jorge Furtado.

Elenco: Wagner Moura; Fernanda Torres; Camila Pitanga; Lázaro Ramos; Paulo José.

Sinopse: Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.

______________________________________________________________________________________________________________

3 de Novembro de 2017 | 7:00pm

Título: Narradores de Javé

Tema: Registro e Memória

Ano: 2003

Convidados:

Legenda: Inglês; Francês; Português.

Diretor: Eliane Caffé.

Elenco: José Dumont; Nelson Dantas; Nelson Xavier.

Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

______________________________________________________________________________________________________________

1o de Dezembro de 2017 | 7:00pm

Título: Estômago

Tema: Gastronomia

Ano: 2007

Convidados:

Legenda: Português; Inglês; Francês; Espanhol e Italiano.

Diretor: Marcos Jorge

Elenco: João Miguel; Fabiula Nascimento; Babu Santana.

Sinopse: Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende que as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem mais do que ninguém, qual é a parte melhor.

______________________________________________________________________________________________________________

Tags: , ,