Artigos
Artigos 2 de March de 2017

Semana de Férias Praticutucá – Brincadeirices no Digaaí

Semana de Férias Praticutucá – Brincadeirices no Digaaí

Brincadeirices é o divertido nome que damos a proposta de atividades culturais para crianças no Espaço Digaai. A proposta é que aconteça uma série de ações onde crianças possam vivenciar a cultura brasileira de forma divertida, de forma que ela compreenda melhor e de forma variada os diversos “Brasis” dentro do Brasil e seja oportunizado a ter contato de formas variadas a arte Brasileira.

Com a abertura do Espaço Digaai, cria-se a possibilidade de encontros da diáspora brasileira e, assim, momentos de reflexão sobre as questões culturais do seu país de origem. Como tais espaços existem, sobretudo nas universidades, muitas vezes distantes da comunidade, o Espaço Digaai, graças a sua localização e enfoque na produção de conhecimento e cultura da diáspora brasileira, é um lócus privilegiado para gerar tal iniciativa.


Além disso, conta com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Boston, o acervo de filmes que o Ministério da Relações Exteriores disponibiliza a seus postos no exterior, efetivando a missão de levar o patrimônio cultural do Brasil à população imigrante.

Com curadoria da educadora Rejane de Musis o Espaço Diga Aí e o Projeto Praticutucá inauguraram em fevereiro de 2017 o Brincadeirices e, como primeira ação, foi realizada a primeira Semana de Férias Praticutucá.


Coordenada por Adriana Fernandes, Lara Versari e Rejane De Musis, todas com experiencia em educação, arte-educação e ensino de Português como língua de herança, a semana de férias Praticutucá aconteceu durante recesso escolar de fevereiro – de 20 a 24 – e apresentou uma programação cultural totalmente direcionada a crianças, com oficinas de artes visuais, culinária, música além de exibição dos filmes O menino e o Mundo e Ilha das Flores e visitas ao Boston Children’s Museum e a Prefeitura de Boston. Todas as atividades eram bilíngues.

O Brincadeirices prepara uma vasta e programação para crianças para 2017. No recesso de Abril a Semana Praticutucá entra em ação novamente, além de oficinas quinzenais e passeios por Boston no verão. Fiquem atentos a programação pelo www.digaai.com, e pelas páginas de facebook do Digaai e do Praticutucá.

 

O Espaço Digaai é um espaço de convivência educativa e cultural de caráter lúdico e experimental que tem como objetivo estimular a vivência e a troca de informação, conhecimento e traços culturais entre os brasileiros e outras comunidades da região de Boston. O Espaço Digaai fomenta também processos de produção, investigação e circulação de conhecimento sobre a diáspora brasileira e sua cultura.

O Espaço Digaai abriga a Biblioteca Miryam Wiley cuja missão é disponibilizar a coleção existente de livros sobre os mais variados assuntos incluindo imigração brasileira,  transnacionalismo, identidade, autores da diáspora brasileira, autores brasileiros, entre outros oportunizando ao seu público a aquisição de conhecimento. Parte integral da biblioteca é o acêrvo virtual existente na plataforma Digaai.

 

PRATICUTUCÁ NO BRINCADEIRICES DO DIGAAI – GALERIA DE FOTOS: 

 

Tags: , , ,