Artigos
como-votam-brasileiros Artigos 10 de September de 2013

Como Votam os Imigrantes Brasileiros – Eleição Presidencial Brasileira de 2018

Esse artigo tem uma característica que você verá mais vezes no Digaaí. Os artigos são criados a partir de bases de dados. No final de todo artigo, forneceremos os dados brutos para quem quiser compartilhá-los ou criar seus próprios mashups e estudos. Outra característica é que a informação será apresentada em vários formatos – ppt, texto e dados brutos. Boa Leitura!

Segundo estudo feito pelo Digaaí, mais de 84 mil imigrantes participaram do primeiro turno da votação de 2010, sendo que 200 mil estavam aptos a votar representando somente 6,6% da população brasileira no exterior. Se, no Brasil, 70 em cada 100 brasileiros compõem o eleitorado, no exterior, apenas 7 em cada 100 fazem parte do público votante.

Além da alta taxa de abstenção nas eleições, há uma diferença no padrão de votação dos brasileiros que estão no exterior e dos que são residentes no Brasil. Se dependesse exclusivamente dos brasileiros no exterior que votaram na eleição presidencial de 2010, o candidato do PSDB, José Serra, teria sido eleito presidente no segundo turno, com 59% dos votos, contra 40% da candidata do PT, Dilma Roussef.

Ou seja, o brasileiro no exterior tem um modo de votar diferente da população brasileira residente no Brasil. Em território brasileiro, a candidata do PT foi eleita presidente no segundo turno com 46% dos votos válidos.

Outro dado é que a filiação partidária dos imigrantes brasileiros é quase ausente na medida em que não existe interesse dos partidos políticos no eleitorado fora do Brasil. Somente 0,7 dos eleitores brasileiros no exterior são filiados a algum partido.

 

 

CONFIRA NO Datahub do Digaaí O MAPEAMENTO DOS DADOS DA VOTACÃO.

PARA MAIS INFORMACÕES VISITE O LINK: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0B5dHeVu99FTlcXpZMzZiN0lkZzg

PARA INFORMAÇÕES SOBRE AS ELEICÕES NO BRASIL VISITE O LINK: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_no_Brasil_em_2010

Não se esqueça de seguir a gente no Facebook, no Twitter ou no Youtube!