Artigos
Artigos 13 de February de 2017

Mostra de Cinema Brasileiro: Cinco Anos Divulgando a Cultura Brasileira

O Cine Digaai procura reunir pessoas interessadas pelo cinema brasileiro. A proposta é que os participantes assistam os filmes para, então, discutí-los, apreciando cada obra em sua plenitude, contando com mediação de um convidado especial para introduzie o tema e moderar a discussão. O objetivo é exibir filmes brasileiros e promover debates sobre a cultura e sociedade brasileira. Visamos também integrar aos debates a comunidade imigrante brasileira e convidados de outras nacionalidades e contextos culturais de forma a gerar consciência sobre as diferentes identidades que convivem no espaço urbano de Boston. 

Com a abertura do Espaço Digaai, criou-se a possibilidade de encontros da comunidade brasileira e, assim, momentos de reflexão sobre as questões culturais dos diversoso países de origem dos participantes. Como tais espaços existem, sobretudo nas universidades, muitas vezes distantes da comunidade, o Espaço Digaai, graças a sua localização e enfoque na produção de conhecimento e cultura da diáspora brasileira, é um lócus privilegiado para gerar tal iniciativa.

Além disso, permite utilizar, com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Boston, o acervo de filmes que o Ministério da Relações Exteriores disponibiliza a seus postos no exterior, efetivando a missão de levar o patrimônio cultural do Brasil à população imigrante.

Com curadoria do Professor Everton Vargas da Costa o Espaço Diga Aí e o Consulado-Geral do Brasil inauguraram em fevereiro de 2017 a amostra de filmes brasileiros hoje já na sua quinta edição.

Acontecendo na primeira sexta-feira de cada mês, as exibições são seguidas de uma hora de conversa com a plateia, motivada pelos convidados de cada seção. As discussões são em inglês ou português e os filmes exibidos, em geral, têm legendas em inglês.

O primeiro filme da amostra foi filme brasileiro Jean Charles (2009) mostra as experiências de diversos brasileiros que arriscam viver longe de seus país, contando não apenas com seus próprios esforços, mas principalmente com alegria e criatividade, características do povo brasileiro. Baseado no caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado no metrô de Londres por agentes do serviço secreto britânico, ao ser confundido com um terrorista. O filme acompanha a vida do eletricista mineiro e de seus primos Alex, Patrícia e Vivian em busca de um sonho de uma vida melhor.

Dirigido por Henrique Goldman, o filme conta com um elenco formado por Selton Mello, Vanessa Giácomo e Patrícia Armani, este primeiro filme teve casa lotada, com brasileiros, mexicanos, americanos e japoneses entre os atendentes.

A discussão sobre o filme foi facilitada por Heloisa Galvão, Diretora Executiva do Grupo da Mulher Brasileira (http://www.verdeamarelo.org/), conjuntamente com os jovens brasileiros Francisco Barzotto e Gabriel Montresor.

PARA ACESSAR INFORMAÇÕES SOBRE AS OUTRAS MOSTRAS CLICK NOS LINKS A SEGUIR:

 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS – I MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO – CINE DIGAAI – 2017:

Tags: , ,